O maior erro que a maioria dos artistas cometem (ou já cometeram)

Descobrimos, depois de muitas conversas e pesquisas, o maior erro cometido pela maioria dos artistas.

Ser artista é maravilhoso! A sensação de estar em um palco, e apresentar o seu trabalho para pessoas que vieram te ver, te ouvir, é indescritível. Só um artista que passa por isso sabe do que eu estou falando. Porém, até chegar em cima de um palco, encher um teatro, e mostrar a sua arte, leva tempo, e para muitos artistas, vivenciar este momento é raro.

Antes de irmos ao maior erro que a maioria dos artistas cometem ou já cometeram algum dia, irei me apresentar. Meu nome é Marilia Goes. Sou atriz, especialista em História da Arte, Teoria, Curadoria e Crítica, e Diretora Pedagógica do Espaço Vivartte. Sou pesquisadora da educação artística no Brasil.

Cada dia mais ouço inúmeros artistas que me falam sobre a falta de oportunidade no mercado. Fui então pesquisar sobre isso. Levantei a história da educação artística e a história do mercado artístico no Brasil. Ouvindo, refletindo e pesquisando muito sobre isso, destaco o maior erro cometido pela grande maioria dos artistas no mercado atual: ESPERAR A OPORTUNIDADE BATER EM SUA PORTA. Sinto em dizer, ela não chegará assim tão fácil (Ok, você pode dizer que não fica esperando a oportunidade bater. Mas o que você está fazendo hoje para a sua própria carreira? Provavelmente o que a grande maioria está fazendo também. Então, isso também é esperar a oportunidade bater em sua porta).

Vivemos um momento abundante de informações. A internet abriu espaço para que o artista possa criar novos caminhos, conhecer pessoas, e desbravar o mundo. Porém, o artista precisa se renovar para essa nova realidade do mercado. O mercado artístico realmente mudou, e a atitude de muitos artistas ainda não.

Uma das formas é conhecer o seu diferencial,  desenhar e colocar em ação o seu próprio projeto. “Ah! Mas eu não tenho dinheiro para isso”, é o que muitos dirão. Porém, para iniciar um projeto, necessita realmente de dinheiro?

O melhor investimento que você pode dar ao seu projeto de início é a CRIATIVIDADE. Seja criativo! Veja em sua rede de parceiros outros projetos que possam se encaixar com o seu (dica muitíssimo importante). Faça o seu projeto com o que você tem hoje! Não espere o momento perfeito chegar.

Para criar o seu projeto, você precisa responder a três perguntas básicas:

  1. O que você ama fazer?
  2. O que você faz muito bem?
  3. O que o mundo precisa?

A partir delas, você iniciará um projeto, seja ele diretamente ligado a sua carreira artística, ou não. O importante é que o seu projeto tenha possibilidades de monetização (DICA MEGABLASTERMASTER IMPORTANTE). Muitos projetos nascem e não são validados para monetização. Saber se é exatamente isso que o seu público precisa é muito importante para tirar o seu projeto do papel.

Quer saber como criar e tirar o seu projeto do papel? Siga o projeto do ARTISTA 360 clicando aqui.

Faça sua Matrícula no Espaço Vivarte

Matricule-se já